9 dicas para cuidar da beleza durante os 9 meses de gravidez

9 dicas para cuidar da beleza durante os 9 meses de gravidez

É comum que apareçam dúvidas quanto aos cuidados de beleza na gravidez – o que é ou não permitido, como evitar estrias, entre outros. Confira as dicas para resolver as questões:

1) A gestante pode usar tintura no cabelo, desde que evite pintar o cabelo no primeiro trimestre de gestação. Prefira os bastões de retoque temporário, e reflexos que não tocam no couro cabeludo.

2) Os alisamentos de cabelo, porém, devem ser evitados. Os produtos podem ser prejudiciais, e a estrutura modificada do cabelo nesta fase pode trazer resultados indesejados.

3) A limpeza de pele pode ser feita sem problemas, porém deve-se evitar esfoliantes que contenham ácidos, e é importante aplicar filtro solar logo em seguida.

4) As manchas na pele que surgem nessa fase são consequência do aumento de hormônios no organismo, e são mantidas pelo sol. Portanto, é importante utilizar muito filtro solar e evitar exposição ao sol.

5) Em relação às estrias, a principal maneira de evitá-las é manter o peso adequado durante a gravidez, e se possível fazer atividade física apropriada. Manter a pele hidratada, com sabonetes e cremes indicados pelo médico, também ajuda.

6) Para evitar as varizes, o controle do peso também é importante, além de não permanecer longos períodos de pé ou sentada, e procurar fazer exercícios como natação e hidroginástica.

7) Exercícios e dieta balanceada também são a chave para evitar a celulite. Evite, principalmente, frituras, refrigerantes e alimentos gordurosos, e aposte na combinação de fibras e líquido para manter o bom funcionamento do intestino.

8) Para escolher os exercícios físicos, saiba que os aeróbios como caminhada e natação, alongamento, yoga direcionada, musculação leve e hidroginástica são os mais indicados pelos especialistas.

9) Durante a gestação, existe a necessidade de um adicional proteico para a síntese dos tecidos maternos e fetais. Deve-se atentar, principalmente, ao ácido fólico, ácido ascórbico, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor, iodo e vitaminas B6, A, D, E e K. Portanto, uma alimentação diversificada é importante.

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