O difícil momento da volta ao trabalho

As principais mudanças das mães e bebês em cada trimestre da gravidez

A cada trimestre da gravidez, ocorrem alterações importantes tanto para a mãe quanto para o bebê. Você as conhece? Confira:

1º Trimestre:
O desenvolvimento do feto é rápido, o sistema nervoso inicia seu desenvolvimento na quinta semana, e o coração começa a pulsar no final da sexta. Os principais órgãos do bebê já estão formados, ao final desse trimestre.

Já as futuras mamães ficam indispostas, com náuseas, vômitos e sonolência. Também são comuns nesta fase: vontade frequente de urinar, dores de cabeça esporádicas, prisão de ventre, tonturas, alterações no apetite e alterações das mamas (aumento de sensibilidade e escurecimento das auréolas).

2º Trimestre:
O bebê continua se desenvolvendo rapidamente, e é possível saber seu sexo. Detalhes como cílios, sobrancelhas, impressões digitais e fios de cabelo vão aparecendo.

A mãe começa a sentir dor nas costas e desconforto nos músculos e ossos do quadril, conforme o terceiro semestre vai se aproximando.

3º Trimestre
Os olhos e ouvidos do bebê já funcionam bem, e conseguem perceber luminosidade e sons a sua volta.

Nesta etapa, a ansiedade toma conta da futura mãe, e o peso da barriga gera dificuldade para dormir e se movimentar. As dores nas pernas e nas costas ficam mais intensas.

Saiba mais.

As principais mudanças das mães e bebês em cada trimestre da gravidez