Atenção na escolha da cadeirinha

Atenção na escolha da cadeirinha

O uso da cadeirinha de carro para crianças é obrigatório por lei no Brasil. Trata-se de uma medida de segurança que visa proteger a vida do próprio bebê, pois com o corpo ainda frágil e em desenvolvimento, a cadeira é projetada para segurá-lo nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos.

No entanto, devido à variedade de modelos, é comum ter dúvidas sobre qual comprar e como instalar. Mas fique tranquila, mamãe, iremos ajudá-la esclarecendo as principais dúvidas:

  • Existem três tipos principais de poltronas para crianças: a bebê-conforto, a poltrona reversível e a poltrona para o posicionamento de cinto do carro (booster).
  • As primeiras coisas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a cadeira ideal para o seu filho é o seu peso e altura. Em seguida, deve-se consultar o manual da cadeirinha para encontrar qual é a mais adequada para o bebê.
  • Em geral, as cadeirinhas do tipo bebê-conforto são compatíveis com recém-nascidos até cerca de 9 kg a 13kg, dependendo do modelo, e deve ser instalado de costas para o banco da frente do carro.
  • Já as poltronas reversíveis, são projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 16kg ou mais, dependendo do modelo. A cadeirinha deve ser instalada de costas para o banco da frente do carro até o máximo de tempo possível.

Por fim, as cadeiras boosters, são como banquinhos que servem para deixar a criança mais alta para poder usar o cinto do próprio carro. É recomendado para crianças de até 7 anos e meio, mas o ideal é que seja usado até o pequenino ter 1,45m de altura. A partir daí, ele não precisará de nenhum banco.