Como amamentar

Dilemas de mãe no desenvolvimento do bebê

O especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Fábio R. Picchi, esclarece algumas das principais dúvidas das mães quanto a diversos assuntos desde a gravidez aos primeiros anos de vida das crianças.

O pediatra defende que o sucesso do aleitamento materno depende de técnicas para uma boa pega e do posicionamento correto do bebê, principalmente no primeiro mês, fase crítica e decisiva para que a criança aprenda a mamar.

Ele também recomenda que a primeira mamada ocorra já nas primeiras horas após o nascimento, momento que proporciona a experiência inicial de sucção e estimula a produção de leite. Além disso, de seis a 48 horas após o parto o bebê entra em sono profundo, e precisa se alimentado antes desse período.

O especialista também destaca a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de idade da criança, ressaltando os benefícios do leite materno, e explica que as cólicas geralmente ocorrem devido à imaturidade dos sistemas digestivos, mas que duram até o terceiro mês e, geralmente, são menos frequentes em bebês que consomem leite materno.

Picchi ainda esclarece questões sobre o sono dos pequenos e quanto ao refluxo. Confira na íntegra.
Dilemas de mãe no desenvolvimento do bebê