A nutrição durante a amamentação

A nutrição durante a amamentação

Se você está amamentando seu bebê, é comum que muitas dúvidas surjam a respeito do que é importante incluir na alimentação e o que deve ser rejeitado. De maneira geral, a mamãe deve evitar dietas restritivas durante a amamentação. Nesse período a necessidade de calorias é ainda maior – cerca de 2500 calorias diárias. Uma perda de peso ao longo do tempo de amamentação é comum e não prejudicará o bebê.
O correto é manter a alimentação saudável, rica em calorias, mas sem extrapolar. A seguir, listaremos algumas sugestões de alimentação para as mamães:
– Beba bastante leite, água e sucos, pelo menos 8 copos por dia, isso estimulará a produção de leite.
– O cardápio da mamãe deve conter uma variedade grande de alimentos.
– Evite temperos fortes e fique sempre atenta às reações do bebê, pois ele pode ser alérgico a algum tipo de alimento.
– Suplementos nutricionais indicados pelo médico podem auxiliar a garantir as necessidades nutricionais do período de lactação.
– Ingerir alimentos ricos em proteínas, como peixes, carne bovina, ovos, feijão, ervilhas e cereais. Uma dieta pobre em proteínas pode acarretar na diminuição da produção de leite.
– Ingerir alimentos ricos em vitamina A, como ovos, queijo e cenoura. A vitamina A é muito importante para a pele e auxilia nas funções oculares.
– Ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite, salmão, espinafre, brócolis, entre outros. O cálcio auxilia a formação dos ossos e garante o funcionamento de nervos e músculos.
– Faça lanches saudáveis freqüentemente, isso irá garantir as suas necessidades calóricas do dia.
– Evitar álcool, cigarros e cafeína, eles não combinam com amamentação. Essas substâncias podem ser transmitidas ao leite, acarretando problemas ao bebê.
– Só ingerir medicamentos prescritos pelo médico e nunca por vontade própria, uma vez que podem também ser transmitidos ao leite.