Álcool e cigarro na gravidez

Álcool e cigarro na gravidez

Todos nós sabemos dos riscos que o álcool e o cigarro podem proporcionar à saúde. Ao se tratar de uma gestação, tais malefícios são ainda mais prejudiciais, uma vez que há um feto em processo de formação. Por essa razão, se você está grávida ou planeja engravidar, é importante manter um diálogo aberto com o seu médico, para que ele esteja ciente a respeito dos seus hábitos diários, principalmente no caso de você possuir algum vício, relacionado ao cigarro, álcool ou qualquer outro tipo de droga.

Pesquisas apontam que o excesso de álcool consumido na gravidez, pode trazer ao feto uma série de desordens, conhecidas como FAS ou FASD (Espectro de Desordens ocasionadas pela Síndrome do Alcoolismo Fetal), que é a principal causa (que pode ser prevenida) de retardamento mental e defeitos congênitos. Assim, a criança estará mais suscetível a problemas como déficits de aprendizado, atenção, memória, comunicação ou possíveis deficiências auditivas e visuais. Além disso, a gestante fumante possui maiores chances de sofrer abortos espontâneos, complicações no parto, inclusive, a redução da possibilidade de amamentar ou até mesmo a interrupção precoce do tempo de amamentação, já que o álcool pode ser passado para o bebê por meio do leite materno.

Vale lembrar que o uso do cigarro na gestação, deixa o bebê sujeito à subnutrição, visto que o tabaco desencadeia a diminuição do apetite da criança, dificultando a recepção adequada de nutrientes, o que justifica, em muitos casos, o tamanho e o peso abaixo do normal, além da possibilidade de ocorrer óbito fetal. Outros problemas como inflamações nos brônquios, pneumonia e bronquite estão passíveis de ocorrerem nos primeiros anos de vida, isso devido à exposição do feto ao fumo.

Desta forma, é recomendável que toda gestante evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, não só ao longo da gravidez como também em todo período da amamentação, para garantir uma qualidade de vida mais saudável para o seu bebê, pois ser mãe é uma dádiva. Desfrute da maternidade com muito amor!