Alimentação/Nutrição na gestação

Desde que as exigências nutricionais do corpo são maiores durante a gravidez, a gestante deve comer uma variedade de alimentos ao longo do dia para obter quantidades necessárias de calorias, proteínas, vitaminas e minerais.

Deve-se garantir a ingestão adequada de certos nutrientes como o ferro, folato e cálcio para garantir o desenvolvimento fetal saudável, bem como a saúde da própria gestante.

Uma dieta bem equilibrada consiste em um equilíbrio de grãos, frutas, legumes, proteína, e gorduras. Os carboidratos devem ser incluídos na dieta pois fornecem energia e ajudam na prevenção de náuseas e prisão de ventre. Da mesma forma, as frutas e vegetais fornecem vitaminas e minerais essenciais.

Durante a gravidez, não se deve fazer dietas de redução de peso, a menos que seja recomendado um controle pelo médico. O ganho de peso durante a gravidez é normal e até mesmo saudável e uma mulher grávida deve procurar manter seu ganho de peso em torno de 10-15 kg durante o curso da gravidez. Desfrutar de uma alimentação saudável com  ingestão adequada de minerais, vitaminas e proteínas ajudam no desenvolvimento global da criança e também reduz o risco de complicações pós – gravidez. Sendo assim, o acompanhamento nutricional durante a gestação visa suprir as necessidades da mãe e bebê, direcionando os seguintes aspectos:
• Auxiliar na prática de hábitos alimentares saudáveis;
• Avaliar o estado nutricional da gestante;
• Calcular a quantidade de peso saudável que a gestante deverá ganhar durante toda a gestação;
• Acompanhar o ganho de peso durante a gestação;
• Garantir adequado aporte nutricional para mãe e bebê;
• Auxiliar quando ocorrer náuseas, vômitos, desconforto intestinal entre outros.A alimentação no primeiro trimestre deve seguir as seguintes orientações:
– Ingerir alimentos ricos em proteínas (carnes, leite e derivados, feijão, lentilha, soja, entre outros);- É importante a ingestão de leite e seus derivados, pois são ricos em cálcio;
– Alimentação variada;
– Carboidratos (pães, massas, trigo e derivados) devem ser consumidos, porém na quantidade adequada. Prefira os cereais integrais;
– Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos. É importante a variedade para garantir boa oferta de todas as vitaminas e minerais.

Neste período são comuns os sintomas de náuseas e vômitos. Algumas orientações nutricionais auxiliam na melhora dos sintomas:
• Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar);
• Realizar refeições fracionadas (várias vezes ao dia e em menor quantidade);
• Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor;
• Alimentos gordurosos e frituras podem propiciar o aumento dos sintomas;
• Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições;
• Evitar deitar-se após as refeições.

Alguns outros sinais e sintomas são comuns ao período gestacional:

Sinais e Sintomas

O que fazer?

Azia

– Realizar refeições fracionadas;
– Evitar chá mate e preto, café;
– Identificar os alimentos que mais causam desconforto;
– Evitar bebidas gaseificadas;
– Evitar alimentos gordurosos;

Aumento da Salivação

– Realizar refeições fracionadas;

– Evitar alimentos muito condimentados;

Obstipação Intestinal e Gases

– Aumentar a ingestão de líquidos entre as refeições;
– Aumentar a ingestão de alimentos integrais;
– Aumentar a ingestão de frutas e verduras cruas e com casca quando possível;
– Evitar alimentos que causam mais flatos;
– Verificar alguma intolerância pessoal a algum tipo de alimento;
– Praticar algum tipo de atividade física melhora o funcionamento intestinal e ameniza os gases;

Fraqueza e/ou desmaios

– Realizar refeições fracionadas;
– Evitar jejum;

Sensação de empachamento

– Realizar refeições fracionadas;
– Diminuir o volume de cada refeição;
– Mastigar bem os alimentos;
– Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições;
– Não realizar as refeições trabalhando, vendo TV ou no computador.

* A prática de atividade física com o acompanhamento médico e de um profissional especializado auxilia na redução dos sintomas, além de ser saudável para a mãe e para o bebê.Durante o segundo trimestre e o terceiro trimestre de gestação o bebê continua a crescer e se desenvolver. As necessidades de vitaminas, minerais e proteínas devem ser monitoradas e atendidas com uma alimentação balanceada, a fim de evitar deficiência de algum nutriente na mãe e prejudicar a gestação e a saúde do bebê.

As fontes de proteínas devem ser variadas:
• Origem animal: carne vermelha, frango, peixe, leite e seus derivados;
• Origem vegetal: soja, feijão, lentilha, grão de bico.

As fontes de vitaminas e minerais devem ser variadas:
• Diversificar o consumo de verduras e legumes;
• Dar preferências aos legumes e verduras crus;
• Variar o consumo de frutas;
• Consumir frutas cítricas (possuem vitamina C – importante para melhorar a defesa imunológica e aumentar a absorção de ferro).

Outras dicas do dia-a-dia durante a gestação:
– Garantir ingestão adequada de ferro, Complexo de Vit B e folato são importantes para o desenvolvimento do bebê;
– O consumo de água deve manter-se entre 1,5 a 2,0 litros/dia;
– A prática de atividade física deve ser mantida, quando autorizada pelo médico;
– Manter uma alimentação fracionada e com menor volume;
– Tomar sol ajuda na produção de Vitamina D – auxiliando na fixação do cálcio nos ossos.