Amamentação e a alimentação correta

Amamentação e a alimentação correta

A mamãe deve ter uma alimentação saudável durante a gravidez, mantendo uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas, verduras e legumes, e alimentos que sejam excelentes fontes de cálcio e ferro.

A alimentação deve ser fracionada, no mínimo cinco refeições por dia, sendo as principais (café da manhã, almoço e janta), o restante pode ser intercalado com pequenos lanches.

É importante tomar bastante líquido, se possível 2 a 3 litros ao dia. Durante o período de amamentação é comum que as mulheres sintam muita sede, por isso, é sempre bom ingerir um copo de suco ou água antes de amamentar. O consumo correto de líquido auxilia na produção de leite necessária ao bebê.

O que deve ser evitado:

Alimentos que contém cafeína como o café, chás, chocolates (cacau) e refrigerantes, devem ser evitados, pois a ingestão dessa substância é absorvida no leite, podendo deixar o bebê irritado e sem sono. Assim, o ideal é optar por alimentos descafeinados.

Durante a amamentação deve-se excluir a ingestão de bebidas alcoólicas, para não comprometer a produção do leite e também para que o álcool não seja passado ao bebê por meio do leite.

As frituras, gorduras e doces em excesso devem ser evitados. Dessa maneira, a mãe evita que o bebê tenha dificuldades em eliminar as fezes, problemas com digestão e, as “infelizes” cólicas que geram desconforto ao bebê.

A mãe também deve evitar se automedicar; quando tiver algum problema, a melhor saída é procurar diretamente um médico para que possa ser orientada adequadamente.

Dieta no período de amamentação:

Uma alimentação balanceada e de boa qualidade facilita a perda de peso. A própria amamentação ajuda a queimar a gordura acumulada durante a gravidez devido à demanda de energia do corpo para a fabricação do leite.