Como diagnosticar a gravidez

Muitas mulheres ao se depararem com um atraso menstrual ou com outros sintomas como náuseas e vômitos, logo levantam a suspeita de uma possível gestação. Entretanto, há muita dúvida sobre como diagnosticar essa possível gravidez.

Há diferentes testes que podem ser feitos, alguns mais confiáveis que outros. Neste tópico iremos falar um pouco sobre exames e testes que confirmam a gravidez.

O teste de farmácia:

Geralmente são os mais procurados logo que surge a suspeita de gravidez, isso porque são mais acessíveis e o resultado pode ser obtido em pouco tempo. O funcionamento do teste é bem simples e consiste na coleta da urina (de preferência a primeira urina do dia) e a confirmação da presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Os procedimentos para tal confirmação são diversos e varia de teste para teste, sendo necessário seguir as instruções atentamente. A maioria dos testes de farmácia tem entre 97% e 99% de precisão, levando-se em conta que foram feitos de maneira correta. Mas vale ressaltar que não são os testes mais indicados para o diagnostico de gravidez, uma vez que podem demonstrar resultados falsos, sendo necessário que a mulher se direcione ao médico para uma confirmação precisa.

Os exames de laboratório:

Os exames de laboratório, diferentemente dos de farmácia, são mais confiáveis e precisos e consistem em fazer uma dosagem do hormônio Beta hCG por meio da urina ou do sangue. Os exames de sangue são preferíveis uma vez que podem detectar o hormônio mais cedo que os de urina.

A Ultrassonografia:

Exame bastante confiável para o diagnóstico de gravidez, embora seja necessário que a mulher já esteja na 5a semana de gestação. Sendo assim, ele é mais indicado como exame de rotina, que visa acompanhar o desenvolvimento do feto e não como propriamente um exame para diagnóstico de gestação.

O exame ginecológico:

Quando a mulher não percebe alterações em seu corpo ou o atraso menstrual, a gestação pode ser descoberta em um exame ginecológico feito pelo médico.  O médico leva em conta o aumento do útero e o seu amolecimento.  Entretanto, o medico só pode diagnosticar a gravidez com toda a certeza entre o quarto e o quinto mês quando o batimento do bebê pode ser ouvido, sendo muito provável que a mulher já tenha confirmado a gravidez até esse momento.