Como lidar com as cólicas do bebê?

Como lidar com as cólicas do bebê?

A cólica é uma dor que aparece com frequência nos bebês. Geralmente elas ocorrem três semanas após o nascimento. As causas para o aparecimento das cólicas são diversas e estão associadas a imaturidade do sistema gastrointestinal do recém nascido, que deve trabalhar mais para digerir o leite que recebe da mãe. Gases que ficam retidos no intestino, e ingestão de ar pelo bebê durante a mamada também são algumas das causas para o aparecimento das cólicas.

É fácil perceber que seu bebê está com cólica, uma vez que o choro torna-se mais agudo e estridente,  além disso ele estica as perninhas e fica com o rostinho vermelho. É comum que as cólicas acorram no mesmo horário, sendo necessário que a mamãe fique atenta a esse detalhe.

Algumas medidas podem ser adotadas pelas mamães para evitar o aparecimento das cólicas, como ficar atenta para que o bebê não engula muito ar ao longo da mamada; fazê-lo dormir de lado, estimular a eructação após a mamada.

Outras medidas são eficazes para o tratamento das cólicas. A seguir citaremos algumas delas:

– Massagear a região abdominal do bebê com movimentos circulares durante alguns minutos.

– Utilizar compressas ou bolsas de água morna no abdome.

– Fazer movimentos com as perninhas do bebê como se ele estivesse pedalando.

– Colocar o bebê de bruços no braço, passando a mão sobre sua barriga para que ela fique aquecida.

– Manter o ambiente longe de estresse e agitação, para que as cólicas não piorem.

Vale lembrar que as cólicas são normais e representam o desenvolvimento saudável do bebê, não apresentando risco para ele.

A utilização de medicamentos só deve ocorrer sob orientação médica.