Como vestir o bebê

Como vestir o bebê

Os bebês são mais sensíveis às mudanças de temperatura e necessitam de proteção adicional, entretanto, vale lembrar que o excesso de roupas também pode prejudicar o seu bem-estar.

A temperatura do nosso corpo se mantém entre 36 e 37 graus centígrados, mas nos bebês essa capacidade ainda não está completamente desenvolvida, o que os levam a esquentarem ou esfriarem rapidamente. Para os recém-nascidos e os prematuros o risco é maior, pois se estiverem mal agasalhados, certamente sofrerão uma queda perigosa de temperatura.

A criança exposta ao frio perde muita energia ao repor o calor perdido, deixando-a suscetível a certas infecções, que podem comprometer, inclusive, seu sistema imunológico. Assim, para evitar tais problemas recomenda-se que as mamães se orientem pela própria temperatura, reforçando as roupas ou acrescentando um cobertor.

Para prevenir alergias, dê preferência às roupas de algodão no contato com a pele. Algumas peças como gorros, luvas e toucas, em lã, geralmente concentram umidade, favorecendo o desenvolvimento de fungos na pele.

No período diurno, sugere-se que o bebê permaneça em ambientes arejados e distantes de correntes de vento. Deve-se também evitar locais muito fechados e com elevado número de pessoas.

Durante a noite, é importante checar se a criança está devidamente aquecida e coberta, uma vez que tende a se mexer com maior frequência, em especial após o quarto mês de vida.

O banho diário e completo é essencial para a respiração da pele, e muitas mamães preferem realizá-lo no início da noite, já que seu efeito relaxante contribui para um sono mais profundo e tranquilo. Contudo, antes de iniciar o banho tenha sempre à mão o sabonete, o xampu, a toalha e a roupinha que o bebê irá usar. A temperatura da água e do ambiente deve ser verificada, se estiver frio certifique-se que não há correntes de ar no local.

Como saber se o bebê está com a roupa adequada?

Observe as dicas a seguir:

Excesso de roupas: o rosto do bebê fica avermelhado, as dobras ficam suadas e o bebê irritado; no geral é comum causarem coceira e prurido. Faça a retirada das roupas cuidadosamente e dê um banho morno para deixar o bebê mais relaxado. Nos dias de temperatura muito elevada, escolha macaquinhos que deixem pernas e braços de fora.

Falta de agasalhos: você observa os lábios, as mãos e os pés arroxeados. Podem também apresentar apatia e soluço. Coloque mais agasalhos e ofereça um líquido quente. Caso a temperatura esteja muito baixa, utilize o ferro de passar para esquentar suas cobertas e aqueça o ambiente.