Cuidados com a beleza na gravidez

Muitas mulheres, durante a gravidez, acreditam que se tornarão mais feias, mais deselegantes e menos desejáveis pelo parceiro. Isso ocorre porque durante a gravidez, algumas características são colocadas a mostra, sendo a mais comum delas o ganho de peso.  Outras mudanças físicas também ocorrem, como a alteração da pigmentação da pele, os cabelos e as unhas tendem a crescer mais rapidamente. O corpo torna-se mais quente, fazendo com que as grávidas transpirem mais.

Apesar de todas essas alterações, é importante que a mulher compreenda a gravidez como uma fase que carrega em si uma beleza própria, e que as possíveis alterações físicas indesejáveis, como a celulite e as estrias, por exemplo, podem ser controladas. A seguir há informações de como evitar tais alterações.

Como evitar estrias:

As estrias representam o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada mais profunda da pele, a derme. As estrias estão associadas ao ganho de peso e podem ser controladas com uma boa alimentação, acompanhamento pré-natal eficiente e uso diário de hidratantes de boa qualidade.

Alguns cremes apresentam substâncias que podem causar alergia à mãe, ou podem prejudicar o bebê. É importante que se escolha muito bem o creme a ser usado, sempre consultando um especialista da área médica. Vale ressaltar que tal produto não deve conter perfumes, uréia, álcool, conservantes, ou qualquer outra substância que cause risco a saúde da mãe ou do feto.

Como evitar celulite:

A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele. Sua causa está associada a alterações no tecido gorduroso e comprometimento na microcirculação de algumas regiões do corpo.

Para evitar a celulite ou mesmo combatê-la, é importante a pratica de exercícios, no caso das grávidas, os exercícios devem ser leves, como caminhadas e hidroginástica. Os exercícios físicos enrijecem os músculos, evitando a retenção de água, que é uma das causas do aparecimento da celulite. Outra medida também importante é a ingestão de dois litros de água por dia.

Cuidados com os cabelos e unhas:

Durante a gravidez, em geral, os cabelos tornam-se mais volumosos, mas isso não é uma regra, algumas mulheres notam que seus cabelos tornam-se mais quebradiços e opacos. Sendo assim, a ação dos hormônios sobre os cabelos se dá de modo imprevisível.

O importante é que as mulheres evitem o uso de produtos químicos, principalmente os que estão presentes nas tinturas, descolorações e outros tratamentos, como os de alisamento permanente, etc.

As unhas também merecem um cuidado especial no período de gravidez. É necessário que elas sejam hidratadas com cremes para as mãos, pelo menos duas vezes ao dia. Esmaltes devem ser evitados, ao menos que apresentem pouco formol. Vale lembrar que a boa alimentação está diretamente relacionada à saúde das unhas.