Descubra os benefícios da amamentação para o seu bebê

A amamentação é uma prática natural e essencial para os bebês e suas mães. Além de criar vínculos maternais mais fortes, esse ato de amor é determinante na saúde e bem-estar de ambos, estando diretamente relacionado com a boa nutrição e o bom desenvolvimento do bebê.

O leite materno é o melhor alimento para os primeiros meses de vida e cada mãe produz o melhor leite para o seu bebê, com anticorpos que o protegem dos riscos de doenças que o contato entre ambos poderia causar. Amamentar protege o bebê de infecções, diminui risco de este desenvolver obesidade, diabetes e hipertensão e previne anemia.

Ao substituir o leite materno por leite de vaca, aumenta-se a probabilidade de que o bebê desenvolva alergias como rinite, dermatite e sinusite, relacionadas com as proteínas desse leite. Além disso, estas possuem difícil digestão pelo bebê, causando cólicas.

Um estudo publicado nos Estados Unidos indica também que se alimentar apenas pela amamentação nos primeiros meses contribui com o desenvolvimento cerebral do bebê, principalmente nas áreas relacionadas à linguagem e à emoção. Isso ocorre por conta de substancias presentes exclusivamente no leite materno. Depois de seis meses a amamentação deve continuar em conjunto com outras formas de nutrição.

Descubra os benefícios da amamentação para o seu bebê