Dicas de prevenção contra acidentes na infância

Dicas de prevenção contra acidentes na infância

Os primeiros anos da vida de uma criança são repletos de descobertas. É nesse período que a criança desenvolve certas habilidades como a fala e os movimentos, portanto o risco de acidentes cresce e certos cuidados adotados pelas mamães são necessários. Aqui estão dicas de como evitar certos acidentes comuns nessa fase.

– Controle a temperatura da água do banho. Deve-se verificar a temperatura da água com a ajuda de um termômetro ou mesmo com o cotovelo. A temperatura ideal deve ser em torno de 33 ºC.

– Não deixe a criança sobre móveis como camas ou sofás. Somente o berço é um local seguro para a criança estar.

– Coloque protetores ou fita adesiva em tomadas elétricas e não mantenha fios elétricos soltos.

– Mantenha a criança longe do fogão. Torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Lembre-se sempre de manter cabos de panelas virados para o interior do fogão.

– Escolha bem os brinquedos da criança. O ideal é que os brinquedos tenham um tamanho grande para que não sejam engolidos e que não tenham peças soltas, pontas, áreas cortantes e tintas solúveis. Para obter mais dicas sobre como escolher o brinquedo ideal para seu bebe, leia nosso artigo: A escolha do brinquedo certo.

– Mantenha a criança longe de objetos cortantes, pontiagudos ou fáceis de serem engolidos, como agulhas, alfinetes, talheres, canetas, moedas, botões, etc.

– Sempre que a criança estiver dentro do carro é necessário que ela esteja em uma cadeirinha própria para bebês, é importante que a cadeirinha contenha um cinto de segurança e que esteja de acordo com a idade que o bebê apresenta. O bebê nunca deverá ser transportado no colo no banco dianteiro.

– Mantenha produtos químicos fora do alcance da criança. Produtos de limpeza, inseticidas, medicamentos e outros produtos tóxicos devem ser guardados em locais seguros, de preferência locais altos e afastados dos locais que a criança permanece a maior parte do tempo.

– Mantenha gavetas sempre fechadas. Escadas devem permanecer cercadas, as portas devem estar sempre trancadas e as janelas devem conter redes de proteção.