Dor nas costas durante a gestação

Dor nas costas durante a gestação

Durante a gravidez e pós-parto é muito comum as mulheres sentirem algum tipo de dor ou desconforto lombar. Isso ocorre devido ao aumento de peso e também da ação dos hormônios, uma vez que na gestação as articulações mobilizam-se numa frequência maior, deixando-as mais frouxas. Assim, à medida que a barriga cresce o eixo do corpo se desloca, ocasionando um esforço extra da coluna.

Com o intuito de amenizar o peso, muitas gestantes tendem a posicionar a barriga para frente e o quadril para trás. Essa postura além das dores na coluna pode ocasionar, inclusive, tensões nos quadris, joelhos e tornozelos.

É importante ressaltar que o estilo de vida sedentário facilita o surgimento de dores nas costas, pois os músculos flácidos não possuem força suficiente para suportar o aumento de peso.

Para prevenir ou diminuir tais tensões, é fundamental evitar o ganho excessivo de peso durante a evolução da gestação.

Dicas:
A prática regular de exercícios físicos (não impactantes) nessa fase é recomendada para deixar os músculos preparados para enfrentar as modificações do corpo, portanto, procure a ajuda de um profissional especialista em gestantes para programar atividades físicas apropriadas. Exercícios na água (hidroginástica) e caminhadas geralmente são indicados na gravidez.

Recomenda-se: manter uma postura adequada principalmente na região das costas, adotando uma posição confortável ao sentar, andar, carregar peso e dormir. Evite permanecer em pé por longos períodos, bem como o uso de saltos altos e outros calçados desconfortáveis.

Se você passa muito tempo sentada, levante preferencialmente a cada 30 minutos. Alongue-se devagar e realize uma caminhada leve.

Vale lembrar que o aparecimento de qualquer dor durante a gestação requer um diagnóstico médico. O seu bem-estar e do bebê são fundamentais.