Higiene do Bebê

Higiene do Bebê

É normal que muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, tenham dúvidas de como cuidar da higiene do bebê. Citaremos algumas dicas importantes para garantir a saúde e a limpeza do bebê.

A higiene da boca:

É aconselhável que as mamães limpem a boca do bebê com gaze umedecida, removendo os resíduos provenientes da alimentação. Esses resíduos podem gerar contaminações por fungos se estiverem acumulados por muito tempo.

A higiene dos ouvidos:

Recomenda-se que a mamãe lave os ouvidos do bebê com água e sabão, tomando muito cuidado para que não entre água nos ouvidos. O enxágüe deve ser feito com uma toalha e as hastes de algodão só devem ser usadas nas dobras da orelha e nunca devem ser introduzidas dentro do ouvido do bebê.

A higiene do nariz:

A higiene do nariz deve ser feita com hastes de algodão. A mamãe deve passar as hastes na parte externa do nariz do bebê, e jamais devem introduzi-las na parte interna do nariz.

A higiene das unhas:

A mamãe pode tirar o excesso de unha do bebê com as próprias mãos, pois elas são molinhas. Se houver preferência pelo uso de cortadores, estes devem ser próprios para bebês, ou seja, devem possuir as pontas arredondadas. É recomendável que esse procedimento ocorra enquanto o bebê estiver dormindo.

A higiene dos olhos:

Os olhos dos bebês devem ser limpos todos os dias, de preferência quando os bebês tiveram acabado de acordar. Deve-se utilizar algodão embebido de água morna. É necessário remover qualquer tipo de secreção, e os movimentos devem ser feitos da parte de dentro para o canto mais externo dos olhos.

A higiene do couro cabeludo:

É normal que ocorra a formação de pequenas crostas no couro cabelo ou atrás das orelhas dos bebês.  Isso ocorre por causa da transpiração excessiva ou resíduos de sabonetes que se instalam nesses locais. Para remover as crostas, a mamãe deve umedecer o algodão em óleo mineral e passar nos locais afetados, depois deve retira-las no ato do banho.