O teste do pezinho

O teste do pezinho

O exame do pezinho, também conhecido como triagem neonatal é um exame laboratorial que é realizado após 48 horas do início da alimentação do bebê. O teste consiste na coleta de algumas gotas de sangue do pezinho do bebê para diagnosticar duas doenças principais: hipotireoidismo e fenilcetonúria. Essas doenças se não descobertas a tempo podem comprometer a saúde mental do bebê, por isso é importante que o diagnóstico ocorra em até dois meses, para que os bebês possam ser tratados adequadamente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, em que é possível a identificação de até quatro doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística). Vale lembrar que o teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o Brasil, por isso é imprescindível que as mamães exijam a realização do exame em seus bebês.

Atualmente é possível identificar em torno de 40 doenças através do teste do pezinho, mas isso só é possível através de exames adicionais, que geralmente são caros e não estão disponíveis na rede pública de saúde.

Eventualmente será exigida uma nova realização do teste para confirmar o resultado anterior. Isso ocorre quando há suspeita do resultado ou quando o teste foi realizado em menos de 48 horas.