Como saber se a pega está correta na amamentação?
Ou qual é a função do papai durante a gravidez? Nesta área do Portal Millar,
você consegue ler artigos escritos especialmente para você, mamãe.
ARTIGOS



Os sintomas da depressão pós-parto
Como vimos no artigo anterior, a principal causa da depressão pós-parto está associada ao desequilíbrio hormonal entre progesterona e ocitocina. O principal efeito disso é a depressão, que costuma acometer as mães a partir da segunda semana depois do parto. Quando esse desequilíbrio hormonal é acentuado, as mulheres podem apresentar a forma agressiva da doença, chamada de psicose puerperal. A psicose puerperal faz com que a mulher fique fora da realidade, levando a atitudes de abandono e violência contra o bebê.
Entretanto, quando esse desequilíbrio hormonal é menos acentuado, a mulher costuma apresentar a forma menos agressiva e mais comum da doença, é a dita depressão. Os sintomas da depressão são menos severos comparados ao da psicose puerperal.
É importante ressaltar que nem toda sensação de desânimo e ansiedade corresponde ao quadro de depressão pós-parto. Algumas mulheres, após o parto, podem apresentar alguns sintomas como ansiedade, medo, tremedeira, tontura, sendo considerados apenas sintomas do que é chamado de ansiedade pós-parto. Por isso, a visita ao medico é fundamental para o diagnóstico e tratamento da doença.
Listaremos a seguir alguns dos sintomas que as mulheres com depressão pós-parto podem apresentar:
– Sensação de inquietação ou irritação.
– Sensação de tristeza profunda.
– Choro excessivo, quase sempre sem motivos claros.
– Perda do interesse por atividades que costumava praticar.
– Sensação de culpa por tudo que acontece, mesmo que não tenha envolvimento direto com o fato.
– Perda de energia, cansaço excessivo em praticamente todas as atividades, incluindo atividades relacionadas a própria higiene.
– Falta de apetite, seguida de perda de peso.
– Muito apetite, seguido de ganho de peso.
– Insônia, ou sono interrompido.
– Sensação de que vai machucar o bebê.