Parto cesárea

A operação cesariana ou cesárea é um procedimento cirúrgico no qual o bebê é extraído pela barriga, por meio de duas incisões, um corte no abdômen (laparotomia) e outro para a abertura do útero (histerotomia). Ao alcançar a criança, o médico a retira, remove a placenta e fecha o corte com pontos. A cesariana por se tratar de uma cirurgia, necessita de uma série de cuidados clínicos pré e pós operatórios, anestésicos e técnicos, para evitar possíveis complicações e diminuir os riscos.

A mulher submetida à cesárea recebe a anestesia peridural ou raquidiana, e por essa razão fica insensível à dor, permanecendo acordada durante o trabalho de parto.

É importante ressaltar que esse procedimento só é recomendado quando há de fato motivos clínicos que o justifique, como a desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve da mãe, gestantes diabéticas, posição do bebê inadequada (invertida), infecção herpética, hipertensão, falha de indução (quando há indicação de interrupção de gravidez) ou ainda se ocorrer dificuldades de nascimento pelas vias normais.

Uma das principais críticas com relação à cesárea se dá pelo seu uso excessivo, em alguns casos, sem necessidade, apenas para a comodidade do médico e paciente, já que o tempo de espera até o nascimento é muito menor (em média uma hora), enquanto um parto normal pode levar até 10 horas. A falta de informação também faz a mãe acreditar que é um parto absolutamente indolor, o que não é verdade, uma vez que ela sente dores e desconforto decorrentes de uma cirurgia abdominal. A cesárea também apresenta uma maior incidência de infecção materna, além do risco de se retirar o bebê ainda imaturo, podendo desencadear, inclusive, problemas respiratórios.

A recuperação de uma cesárea é sempre mais lenta do que qualquer outro tipo de parto, e a alta hospitalar ocorre após 72 horas, geralmente.

No retorno ao lar, a mamãe precisará da ajuda de outras pessoas para cuidar do bebê, amamentar e se recuperar da cirurgia. A participação do papai é fundamental nessa maratona que consiste em amor, atenção e cuidados especiais para mãe e filho.