Prática de atividades físicas durante a gestação

Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. Atividades físicas são recomendadas para gestantes, salvo em casos em que a paciente tenha alguma patologia preexistente que seja limitadora ou que esteja passando por uma gravidez de risco.

Geralmente, é recomendado incluir exercícios na rotina diária da gestante a partir do primeiro trimestre de gravidez, com liberação prévia do obstetra. Entre as modalidades mais recomendadas pelos médicos estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates. Caminhadas de meia hora por dia também é uma ótima opção, pois melhora está relacionada a uma melhora da função cardiorrespiratória da gestante.

Já os esportes de contato, como por exemplo, futebol, vôlei e basquete são contraindicados pela maioria dos ginecologistas Grávidas devem evitar andar de bicicleta e correr, pois a alteração do centro de gravidade do corpo, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas graves.

Veja alguns cuidados especiais na prática de atividades físicas na gestação:

Caminhadas

  • Prefira terrenos regulares
  • Use roupas leves e tênis apropriado
  • Faça caminhadas em dias de temperatura amena
  • Abuse da água – Hidrate-se!
  • Respeite a frequência cardíaca máxima de 140 bpm

Natação

  • É possível iniciar a pratica no inicio da gravidez
  • Mantenha o abdome retraído para evitar sobrecarga na lombar
  • Respeite a frequência cardíaca máxima de 140 bpm

Hidroginástica

  • Prefira turmas de gestantes, várias academias possuem essa opção
  • Realize exercícios para fortalecer membros inferiores e superiores imersos
  • Utilize sapatilhas antiderrapantes para evitar acidentes
  • O ideal é que a temperatura da água esteja em torno de 28 a 30 graus
  • Respeite a frequência cardíaca máxima de 140 bpm

Musculação

  • Pratique somente com liberação médica
  • Evite exercícios em amplitude de movimento máxima
  • Use pesos bem leves (2 a 5kg), conforme progressão da gravidez
  • É necessário acompanhamento profissional especializado para controlar a respiração durante a prática da musculação
  • Respeite a frequência cardíaca máxima de 140 bpm

Ioga

  • Prefira turmas para gestantes
  • Evite posições realizadas em amplitude de movimento completa – peça ajuda profissional para adaptar com o uso de travesseiros e banquetas, se necessário.
  • Evite postura em decúbito dorsal
  • Respeite a frequência cardíaca máxima de 140 bpm

Antes de praticar qualquer atividade física é recomendada avaliação física e médica. No caso de pacientes gestantes, o acompanhamento profissional é fundamental para manter a saúde da futura mamãe e do bebê. Prefira sempre roupas leves, um calçado confortável e adequado e não se esqueça: alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra acompanhante.