Será?! Sinais de uma possível gravidez

No início da gestação, é comum que a mulher perceba algumas mudanças em seu corpo e em seu psicológico, podendo sentir-se mais emotiva e sensível. Alguns sinais são freqüentes em grande parte das mamães e servem de orientação para a suspeita de uma possível gestação. Listaremos a seguir os sinais e sintomas mais comuns de gravidez:

– Atraso na menstruação – é o primeiro sintoma de uma possível gravidez e é muito importante de ser percebido para que a mulher se oriente melhor e faça os exames necessários para o possível diagnóstico de gestação. Um atraso menstrual relevante é aquele que supera uma semana. Vale ressaltar que é possível a ocorrência de um pequeno sangramento vaginal antes do período menstrual, ele ocorre devido a implantação do ovo no útero e não deve ser confundido com a própria menstruação.

– Náuseas e vômitos freqüentes – ocorrem principalmente após a 2ª semana de gestação.

– Dificuldades na digestão e maior retenção de gases com um possível crescimento do volume abdominal.

– Sensibilidade excessiva dos seios e inchaço – é possível que também ocorra um escurecimento dos mamilos.

– Cansaço, sensação de fraqueza, tonturas, lentidão e sonolência excessiva durante o dia.

– Dores de cabeça – geralmente aparecem no primeiro trimestre da gravidez e tendem a desaparecer com a estabilidade hormonal.

– Necessidade excessiva de urinar.

– Aumento de corrimentos (secreção vaginal).

– Dores na região pélvica – que se assemelham muito as dores de cólica menstrual.

– Aversões a cheiros ou certos tipos de comida e maior desejo de outros.

– Maior sensibilidade emocional e emotividade exagerada com alterações de humor, vontade de chorar e irritabilidade – é muito importante que a mulher não confunda tais sintomas com um quadro de TPM (Síndrome pré-menstrual), uma vez que as características são similares.

É importante lembrar que estes sintomas variam de mulher para mulher e só um exame laboratorial é capaz de confirmar a ocorrência da concepção.

Para saber mais sobre os tipos de testes e exames que confirmam a gravidez, clique aqui.