Amamentação para iniciantes

O melhor modo de se preparar para amamentar é informando-se o máximo possível sobre o assunto, pois seu corpo cuidará do restante dos preparativos.

Primeiramente, saiba que não é preciso lavar nem limpar o peito antes de amamentar. Escolha um local bastante confortável antes de começar, muito importante principalmente nos primeiros dias. Segure o bebê de modo que seus braços e suas costas não fiquem doloridos.

O mais importante para que a amamentação seja eficiente e sem dor é a pega correta. O bebê deve abocanhar o mamilo e uma boa parte da aréola. Caso sinta dor, interrompa a mamada colocando o dedo mínimo entre a gengiva da criança e o mamilo, para desfazer o vácuo, e comece de novo.

Lembre-se que é normal sentir um pouco de dificuldade no começo, e que o aleitamento requer prática. Seja paciente, encare cada mamada como um aprendizado. Este é um momento de conexão entre mãe e bebê, e o leite materno é o melhor alimento para o seu filho, diminuindo o risco de diversas doenças e contribuindo para o desenvolvimento.

Saiba mais.
Amamentação para iniciantes