Benefícios da amamentação para o bebê

A amamentação fornece muitos benefícios ao bebê, de evitar as cólicas até protegê-lo de infecções. Confira as vantagens destacadas pelos especialistas:

– Fortalece a imunidade, pois o leite contém células de defesa e fatores anti-infecciosos.

– Papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse, e proporciona ao bebê sensação de mais segurança e tranquilidade.

– O leite materno contém enzimas já conhecidas pelo organismo da criança, evitando alergias, e é aproveitado integralmente pelos pequenos.

– Prevenção de cólicas, devido às proteínas presentes no leite da mãe, que são de fácil digestão para o bebê e por isso produzem menos gases.

– Combate à anemia, uma vez que o leite materno possui mais ferro e menor concentração de cálcio, em comparação com o leite da vaca. A mãe fornece a proporção correta dos minerais.

– Contribui para o desenvolvimento cognitivo. Segundo estudos, crianças amamentadas desenvolvem o cérebro mais rapidamente, apresentando melhor desempenho de vocabulário e raciocínio.

– A amamentação também desenvolve a arcada dentária dos pequenos, pois o movimento realizado com a boca é excelente para a dentição e fala do bebê, e auxilia os dentes a se encaixarem de forma adequada.

Saiba mais.

Benefícios da amamentação para o bebê