Coisas que você não sabia sobre amamentação

A enfermeira pediatra Eneida Bittar, especialista em aleitamento materno pela UCLA (Universidade de Los Angeles), dá algumas dicas sobre amamentação. Confira:

1) Após controlar a alimentação durante os 9 meses de gestação, a mulher deve agora alimentar-se cerca de 7 vezes no dia, tomar ao menos 3 litros de líquidos e repousar sempre que possível. Segundo a especialista, na primeira semana após o nascimento do bebê a mãe deve fazer uma dieta rica em carboidrato, com cerca de 2400 a 2600 calorias diárias.

2) A enfermeira explica que táticas para fortalecer os bicos dos seios, como engrossar a pele, não funcionam. O que faz a diferença, segundo ela, é a pega correta.

3) A especialista alerta para não utilizar absorvente descartável no seio nos primeiros dias. Ao amamentar, a mãe perde a primeira camada do mamilo, e o absorvente solta fibra de algodão, podendo causar contaminação.

4) Colocar gotinhas de leite na boca do bebê, se ele é sonolento e demora a acordar para mamar, pode ajudar, segundo Bittar.

5) A enfermeira indica que, quando a mãe decidir passar a usar mamadeira, meça o palato (céu da boca) do bebê, para escolher a mamadeira correta. O bico dela deve ter o mesmo comprimento do palato.

6) Ainda em relação à mamadeira, o bebê deve encostar a ponta do nariz e o queixo na hora de abocanhar, como se estivesse mamando no peito.

Saiba mais.
Coisas que você não sabia sobre amamentação