O que se pode e não se pode fazer durante a gravidez?

Quando se trata do que é proibido e o que é permitido durante a gestação, há muitas atividades que não possuem consenso dos médicos. A professora da Universidade de Chicago Emily Oster, mãe de uma menina de dois anos, pesquisou evidências científicas e escreveu um livro sobre o assunto, chamado “Expecting Better” (esperando o bebê de uma maneira melhor).

Pode ou não pode?

De acordo com o livro de Emily, é permitido à gestante o consumo de um a dois drinques alcoólicos por semana durante o primeiro trimestre e um por dia nos seguintes, enquanto os médicos recomendam o não-consumo ou o consumo esporádico, de no máximo uma vez por semana. Quanto sobre o café, o consenso é que duas xícaras por dia não fazem mal.

Alguns alimentos e atividades devem ser evitados por conta do risco de toxoplasmose, como comer carne crua, limpar a caixa de areia do gato ou praticar jardinagem. Também não é recomendado comer leite não pasteurizado e peito de peru, pois podem conter uma bactéria chamada listeria, que pode prejudicar a gestação.

Leia a matéria completa.

O que se pode e não se pode fazer durante a gravidez?