Os 10 poderes da amamentação

Amamentar é muito mais do que simplesmente alimentar o bebê, e é benéfico para a mãe e a criança. Confira 10 pontos que ajudam a compreender quanto este ato é importante:

1) Amamentar desenvolve o sistema imunológico do bebê, pois o leite materno contém células anti-infecciosas que protegem o organismo do pequeno contra infecções.

2) Ajuda no desenvolvimento da fala, pois a posição da boca nos mamilos estimula articulações responsáveis pela produção dos fonemas (sons).

3) O crescimento e desenvolvimento adequados da musculatura oral são estimulados, ajudando na respiração, deglutição e mastigação, o que evita problemas na respiração, sono e memória.

4) Amamentar fortalece o vínculo entre mãe e bebê. O bebê se sente mais seguro e tranquilo, e a mãe menos estressada.

5) Amamentar diminui o risco de o bebê desenvolver alergias e asma.

6) O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, e não é necessário complementar a alimentação com mais nada, nem mesmo água.

7) Doenças futuras também são evitadas, como obesidade, diabetes e hipertensão.

8) O bebê amamentado pela mãe dificilmente terá anemia, pois a concentração de ferro no leite materno é bem maior que em outros tipos de leite.

9) As cólicas também são evitadas, pois o leite materno tem proteínas que são digeridas facilmente pelo organismo do bebê, o que não ocorre com o leite de vaca, por exemplo.

10) Amamentar diminui o risco de câncer de mama, segundo estudos que constatam que mulheres que amamentam por mais de seis meses têm chances menores de desenvolver a doença.

Saiba mais.
Os 10 poderes da amamentação